Mesmo que sua idéia de negócio seja boa, existem algumas coisas que são necessárias para ter sucesso no empreendimento. São hábitos comuns entre empreendedores que possuem negócios lucrativos e duradouros. O especialista americano James Stephenson deu algumas dicas importantes para ajudar a atingir o sucesso nos negócios.

1) Leve o que você faz a sério

Se você não acredita nos produtos ou serviços que vende, será muito difícil ganhar a confiança dos clientes. A motivação do empreendedor deve ser grande o suficiente para contagiar as pessoas. É muito importante ter seriedade e confiança e saber transmití-la aos outros, sejam eles fornecedores ou clientes.

2) Planejamento

Planejar é importante em todos os momentos, não só no de abrir um negócio mas também no cotidiano da empresa. Escreva sempre relatórios sobre as atividades da semana que contenham os dados mais importante ocorridos. Isso ajuda a criar metas e perceber o que está dando certo ou não.

3) Monitore o fluxo do caixa

A condição básica para o sucesso de um negócio é manter o fluxo do caixa saudável, ele é o coração de qualquer empreendimento. Você deve garantir que as despesas não ultrapassem os lucros. É muito comum negócios irem a falência devido à falta de organização financeira.

4) Mantenha o foco no consumidor

É necessário ter novas idéias, uma equipe treinada e investir no marketing, mas você deve principalmente manter o foco nos consumidores. Seus produtos e serviços devem sempre estar alinhados com a necessidade deles, afinal são eles que vão decidir o destino da sua empresa: se ela fará sucesso ou será um fracasso.

5) Tenha uma imagem positiva e confiável

Essa é uma estratégia bem interessante para aumentar as vendas, as pessoas costumam associar marcas à quem está por trás delas, então quem tem credibilidade no mercado, passa confiança ao consumidor. Então procure manter uma postura positiva, não transmita insegurança e cumpra as suas promessas.

6) Invista em tecnologia

Não é necessário ser obcecado pelo assunto, mas não deixe de tirar vantagem dos avanços tecnológicos. Trabalhar com tecnologia pode poupar tempo, reduzir custos e aumentar a eficiência das operações diárias. Avalie quais ferramentas vão realmente ajudar o seu negócio, não escolha apenas as que te impressionam.

7) Tenha um bom time de funcionários

É extremamente importante investir em funcionários. Aposte em cursos, treinamentos e em uma gestão onde a equipe tenha liberdade criativa. A maioria das pessoas gosta de aprender coisas novas, elas podem aplicar esse conhecimento na sua empresa. Funcionários desmotivados ficam ociosos e facilitam o desperdício de tempo e matéria-prima.

8 ) Crie uma vantagem competitiva

Defina quais são os seus pontos fortes em relação à concorrência e invista neles. Para saber isso, faça a seguinte pergunta: “Porque as pessoas escolheriam os meus produtos e não os dos meus concorrentes?”. Descubra que aspectos vão diferenciar o seu negócio dos outros.

9) Aprenda a negociar melhor

Se preocupe em desenvolver habilidades melhores na hora da negociação. Você irá precisar disso praticamente todos os dias para conseguir bons preços, fazer parcerias e várias outras coisas. Busque fazer acordos que sejam interessantes para os dois lados, assim as chances de um acordo ser duradouro aumentam.

10) Limite suas atividades

Muitos empreendedores atualmente são multifuncionais e desempenham mais de uma função ao mesmo tempo. Mas é necessário tomar cuidado para não se sobrecarregar de tarefas simples e deixar outras mais importantes de lado. É essencial para quem quer obter resultados grandes saber administrar as tarefas.