marketing-de-conteudo

Mito 1: Meu cliente não é Social
Uma pesquisa americana mostrou, em 2013, que 72% dos adultos utilizavam redes sociais. Uma pesquisa com idosos com idade acima de 65 anos mostrou que 43% estavam nas redes sociais. Então, será que o seu cliente não é social? Você tem certeza disso? Vale uma pesquisa.

Mito 2: Social não é mensurável
Social é extremamente mensurável, mas primeiro você tem que ter algo para mensurar. Por exemplo: Acompanhar URL específicas, unificar banco de dados de clientes, ter mais links e curtidas na sua página, aumento de vendas em um determinado produto…Tudo isso pode ser respondido pela pergunta “Isso está me dando dinheiro?” mas frequentemente as pessoas esperam um botão mágico de mensuração. Tanto não existe “botão” no social, como em rádio, tv, email, entre outros canais.

Mito 3: Rede Social é para criar novos consumidores
A maioria dos clientes que você está se comunicando nas redes sociais são efetivamente clientes. Se nós gostamos, nós realmente gostamos. A Rede Social é ideal para manutenção e fidelização de clientes, não um canal de aquisição primária.

Mito 4: Você deve ignorar feedback negativo
A rede social é o esporte do espectador. Não é sobre fazer o cliente chateado feliz (apesar de, se você conseguir isso, é legal!). Na verdade é uma forma de mostrar que a sua marca está presente para ouvir e cuidar do consumidor, porque uma série de outros consumidores estão com um balde de pipoca na mão só esperando as cenas dos novos capítulos. Responda qualquer comentário (bom ou ruim) e faça isso rápido.

Mito 5: Social vai matar o email
Estou tão cansado de ouvir “(escreva qualquer coisa aqui) está morto”. Pensando que você tem que ter um email para entrar em qualquer rede social, essa premissa já está furada. A estratégia da rede social é a mesma do email: Fidelização. Os dois são utilizados para manter a marca na mente do cliente e os dois precisam de permissão para isso. Ou seja, os dois se complementam e não são opositores.

Mito 6: Os canais da empresa são seus maiores ativos sociais
Errado. O sucesso da estratégia do social no ambiente corporativo se faz por pessoas e não por marcas. Tornando os funcionários ativos em sua rede social externa e fazer uma descentralização da informação é o caminho para se comunicar melhor.

Mito 7: Conteúdo é criado através da liderança
Não necessariamente. É recomendado ter conteúdo tanto de um líder quando de clientes/funcionários. Ou seja, promover a interação de todos os participantes da cadeia. O ideal é possuir uma ferramenta de análise para aliar o conteúdo, com os dados do cliente, sobre o seu dia-a-dia preferências e dessa forma criar relevância.

Mito 8: Rede Social e Marketing de Conteúdo são iniciativas separadas
Conteúdo é fogo. Rede Social é gasolina. Use a rede social para levar conhecimento ao seu público e não apenas conteúdo da sua empresa. Como o email, que falamos acima, o conteúdo trabalha junto com o social.

Mito 9: Seu marketing de conteúdo deve ser sobre produtos e serviços
O conteúdo de marketing é um folheto? Esse conteúdo online está sendo embalado novamente e sendo distribuído deliberadamente? Eu acredito que se o seu conteúdo não tem um valor intrínseco – se ele não transmite algo que as pessoas realmente querem – você não está dando o seu melhor. Crie conteúdo que é relacionado ao seu negócio e não 100% sobre o seu negócio.

Mito 10: Muito conteúdo levará seu segredo embora
Uma lista de ingredientes não faz de ninguém um chef.

Mito 11: As regras são diferentes para B2B
Sim, o funil de compra e algumas táticas são diferentes para B2B. Mas a estratégia de conteúdo (ajuda, informação) e social (ajuda, humanização) são as mesmas, independentemente do que você está vendendo. Além disso, todos os clientes B2B são também clientes B2C e as regras de marketing das empresas B2C estão mudando as expectativas dos compradores B2B. Se você pensar que pode esquecer isso por “ser B2B”, você está encrencado.

Via: Convince and Convert.com