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4 erros comuns em sites de pequenas empresas

Saiba como não errar no site para sua pequena empresa

A primeira impressão (muitas vezes) é a que fica.

O website de uma pequena empresa é um item essencial para captação de novos clientes. Clientes visitam sites pelo conteúdo, aparência e usabilidade. Todos eles podem afetar o sucesso e o fechamento de um negócio. Por isso, erros significativos no design da página podem ter um impacto negativo no seu negócio.

Veja aqui 5 erros comuns que você deve evitar para criar uma ótima experiência para seu usuário e aumentar sua cartela de clientes. Em todos os itens há bons exemplos com fotos ilustrativas do site SKYPE, que em termos de website é bem interessante.

1) Navegação pobre

Exemplo 1 – Exemplo de separação do conteúdo em colunas

Entenda como seu público procura sobre seu produto / serviço. Pessoas procuram informações e se não as encontrarem rápido podem sair rapidamente de seu site (e certamente procurar no concorrente). Tente organizar e deixar as informações importantes de forma bem clara e objetiva.

Uma boa estrutura de navegação deve ser intuitiva, deixando os visitantes no site por um bom tempo. Não porque eles estão perdidos tentando achar as informações, mas porque o conteúdo é relevante a eles. Assim, consegue-se mais leitores, assinantes, vendas e indicações – dependendo do que for seu objetivo.

As páginas e subpáginas do website precisam ser fáceis e a navegação lógica. Não faça seu visitante pensar muito sobre como deve navegar no site, pois essa ação deve ser natural e sem esforço.

• Coloque ícones para guiar a navegação. São fáceis de entender e usar.

• Crie grupos de links relacionados. Os links mais importantes no topo e os menos importantes no rodapé.

• Crie atalhos para voltar para as páginas e deixe bem claro em que página o usuário está.

2) Sites sem sinais claros para o usuário completar uma ação

Exemplo 2 – Botões de chamada com objetivo bem claro

Um erro comum é a falta de botões e textos chamando o usuário para a ação. Você tem que levar os usuários a completar uma ação – compre este produto, entre em contato, cadastre seu email para promoções e outros. Muitos sites de pequenas empresas tem apenas textos descritivos dos serviços e mais nada.

O tráfico do seu site fica sem sentido se tem apenas um botão com um sem graça “Clique aqui” no meio de um monte de texto. Botões coloridos que chamem para a ação são ótimas estratégicas para fisgar a atenção do usuário e estes botões podem ser o começo do fechamento de um negócio.

Dicas para criar botões de chamada interessantes:

1) O design de um botão de ação pode ser separado em 4 simples elementos – tamanho, forma, cor e posição. Cada um desses itens tem parte vital no resultado final e na efetividade do botão. Cores fortes, botões posicionados perto da descrição de um serviço específico, tamanho razóavel para o usuário enxergá-lo com facilidade e outros aspectos devem ser considerados. Faça um estudo e pesquise sites como Skype, Vimeo, Twitter e outros para ver como eles se utilizam dessa estratégia.

2) Não deixe o usuário pensar ou se esforçar demais. Não é que eles não sejam espertos, mas sim que eles querem informação fácil e rápida, sem perder tempo procurando o que precisam.

3) Não exagere nos botões de ação, pois eles acabam perdendo a força. Defina os objetivos de cada página e posicione estrategicamente os botões nos melhores lugares.

3) Cor e Contrastes

Exemplo 3 – Fundo branco com letra cinza torna a leitura agradável.

Cor e Contraste geralmente não são itens analisados como prioridade para pequenas empresas na hora de criar um site. Mas deveria, porque se o texto de seu site não tiver contraste suficiente com o fundo, as pessoas terão dificuldade em ler o conteúdo, principalmente pessoas com vista cansada, que tem muita sensibilidade a luz, entre outros.

Em relação a leitura, cor e contraste são importantes porque podem ser utilizados para criar visuais interessantes e direcionar a atenção do usuário. Pode ser igualmente efetivo para organizar e definir a hierarquia da página.

Algumas dicas em relação a cor e contraste:

1) Usar uma ferramenta grátis de contraste de cor – você pode facilmente checar se o contraste das cores não incomoda a leitura.
2) Pesquisar como os sites mais conhecidos usam a cor e o contraste para melhorar a legibilidade e chamar atenção para sessões específicas.
3) Um dos caminhos para melhorar o contraste pode ser criando diferentes tamanhos para os elementos do site. Essa dica é boa para sites minimalistas, que não utilizam muita variação de cores.

4) Conteúdo

Exemplo 4 – Conteúdo fácil e rápido de ser entendido

Pessoas visitam seu site por causa do conteúdo. E como ele é estruturado nas páginas é um grande fator de sucesso ou insucesso de um website. Infelizmente, um grande número de pequenas empresas tem sites com conteúdo demais e o usuário nem encontra a informação que ele realmente precisa.

A maioria dos usuários só lê um texto quando extremamente necessário e eles preferem olhar o todo rapidamente para depois se focarem em um conteúdo específico.

Por esse motivo é importante pensar na estrutura visual do conteúdo, assim o usuário pode rapidamente fazer uma leitura dinâmica do seu site e achar a informação que ele precisa, tornando a experiência mais agradável.

Deixe espaços em branco para o site respirar. Assim o usuário pode perceber os diversos conteúdos que existem no website e escolher o que mais ele necessita.

Não utilize textos muito longos, quebre-os, separando-os com títulos, subtítulos, marcadores, parágrafos, blocos. Utiliza uma fonte legível, nada de fontes decorativas ilegíveis. Fique atento as margens e espaçamentos, para tornar a leitura mais agradável. E principalmente, não esqueça do português. Revise todo o texto de seu site.

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