Uma parte fundamental da sua estratégia de marketing no Facebook é descobrir como criar e interagir com sua base de fãs – e uma das melhores maneiras de fazer isso é premiando o público por se tornar e permanecer como fãs.

Os fãs têm mostrando um nível tão gratificante de conexão com a marca, que o reconhecimento só valoriza ainda mais a empresa com os clientes. Dar aos fãs o que eles querem pode ser uma variação de descontos, capacitá-los para apoiar causas, oferecer conteúdos e informações exclusivas, entre outros. Em muitos casos, o sucesso é uma mistura de todos esses.

Aqui estão quatro ótimas maneiras de recompensar seus fãs no Facebook pelo empenho e apoio contínuo.

1. Ofereça descontos, cupons e conteúdos exclusivos

Descontos e promoções estão definitivamente entre as formas mais populares de recompensar os fãs no Facebook. Existem diversos tipos de ofertas para agradá-los. Algumas empresas oferecem descontos e promoções pelo envolvimento em atividades.

Existem também aplicações de baixo-custo que você pode usar para criar uma guia customizada para um fã em sua página do Facebook.

2. Ajude os fãs de volta

Muitas companhias também recompensam os usuários ajudando de volta, oferecendo doações de caridade para o crescimento da sua base de fãs. Um exemplo é a empresa “No nonsense” recentemente lançou um programa no qual ela está doando um milhão de pares de meias para crianças e familias carentes em todo o país. A campanha, chamada “Socks for America”, permite aos consumidores doarem um par de meias em seu nome a uma pessoa em necessidade simplesmente por se tornar um fã na página do “No nonsense.”

3. Mostre que você está ouvindo

Uma das melhores formas de recompensar os fãs por seu apoio contínuo é mostrando a eles que você está ouvindo as suas opiniões e comentários. Mostrar que você está ouvindo pode ser tão fácil como responder a cada comentário e pergunta em sua página.

Recompense os fãs do Facebook, reconhecendo cada comentário que pessoas postam para as suas perguntas. Isso não só proporciona gratificação (quase) imediata para os fãs, mas também incentiva o comportamento, melhorando em muito a probabilidade e volume de envolvimento futuro com a sua marca.

4. Reconheça fãs individuais

Uma forma completamente gratuita de premiar e reconhecer os fãs é mostrar um deles em particular na sua página, selecionando o “Fã da Semana” por exemplo. Entreviste o indivíduo, coloque-o na sua página e incentive o diálogo sobre ele, e não sobre a sua marca. Você pode recompensar as pessoas com esta honra que freqüentemente contribuem a página ou clientes fiéis.

Essa é uma ótima maneira de recompensar os usuários por serem uma parte da comunidade e também para as marcas de mostrar que se importam com eles ao mesmo tempo.

Finalmente, não chame os seus fãs de “Fãs”. Dê a eles um título mais legal e único. Faça com que eles se sintam como os consumidores especiais que eles são.

Fonte: Mashable