Os Grupos de Ofertas têm se tornado um meio popular para atrair novos clientes e impulsionar as vendas. Embora esse fenômeno tenha começado com prestadores de serviço de marketing como Groupon e LivingSocial, isso se expandiu para diversos negócios, como o Facebook e o The New York Times. O mercado de compra do grupo está agora estimado em US$ 4 bilhões.

Já que as empresas estão considerando adicionar grupos de ofertas para o marketing, muitas estão procurando modos de criar e oferecer promoções por conta própria. Criar o seu próprio grupo de ofertas em vez de usar um provedor de serviços de marketing oferece um maior nível de controle sobre os detalhes do programa e permite manter toda a atualização sobre o aumento do volume de clientes.

Ele também permite que você baseie os programas nas preferências do cliente e acompanhe o desempenho de suas campanhas para melhorar futuros acordos. Você também pode extender a dinâmica do grupo além dos produtos para pesquisas, brindes e muito mais.

Algumas companhias tem testado o grupo de ofertas usando social plugins do Facebook – como o botão “Like” – para permitir que seus fãs votem em que produtos devem ser descontados ou oferecidos. Outros estão usando as tecnologias de social marketing de terceiros para criar seus próprios sites de ofertas com estilo do Groupon.

No entanto, vale a pena pensar sobre a estratégia por trás de seus programas de grupos de ofertas. Aqui estão algumas idéias para a estruturação dos negócios do seu próprio grupo.

1 – Atrair clientes para a seleção de ofertas

Fazer ofertas interativas é uma ótima maneira de incentivar o compartilhamento. Peça aos clientes para votar nas promoções ou ofertas que eles mais gostam, depois os recompense por compartilhar os resultados.

2 – Proteja suas Margens

O excesso de clientes pode ser ruim se você não souber administrar o fluxo do negócio que o grupo de ofertas vai trazer pra você. As empresas podem ser esmagadas por consumidores ansiosos para usar os descontos e não ter funcionários ou estoque suficientes. Limite suas ofertas a um tipo específico de produto, categoria ou a um número de cupons a serem emitidos, de modo que você não sofra com as corridas ao estoque.

3 – Amplie as ofertas além dos descontos dos produtos

Considere oferecer outras regalias que os clientes possam achar valiosos. Por exemplo, se você estiver executando um concurso ou sorteio, ofereça inscrições à sorteios adicionais aos clientes que compartilharem a oferta com os amigos.

4 – Recompense seus melhores clientes com ofertas especiais

Você deve recompensar os seus bons clientes pela sua fidelidade. Se eles forem compradores frequentes, ofereça a eles descontos em produtos exclusivos. Com essa estratégia, você cria um tipo de valor para o cliente, onde você pode dar maiores benefícios e recompensar os melhores clientes em retorno pelo alto nível de compromisso.

5 – Não faça ofertas sociais no vazio

Não limite o grupo de ofertas às redes sociais. Anuncie no seu website, blog como publicidade e sinalização da loja. O grupo de ofertas deve se tornar uma parte importante da sua nova estratégia de marketing global.

Saiba o que funciona e o que não funciona e certifique-se que as ofertas possam se integrar corretamente com a sua estratégia de publicidade.