Uma equipe motivada funciona muito melhor que apenas uma equipe. E o mais bacana disso tudo é que para motivar uma equipe não é preciso um investimento alto. A motivação que mais leva uma equipe à ação não é aquela em dinheiro, mas sim aquela que surge pelo relacionamento interpessoal. Não é de hoje que as pessoas gostam de se sentir valorizadas, logo, essa é o maior aspecto que uma empresa pode trabalhar em seus colaboradores. Você está em busca de algo para motivar sua equipe? Comece mudando seu relacionamento com ela. Abaixo daremos algumas dicas que são excelentes passos!
1 – Elabore metas possíveis de serem atingidas.
Uma das formas de motivar a equipe de vendas é colocar metas que são possíveis de serem alcançadas. Se a meta for muito além daquilo que o mercado pode oferecer, a desmotivação vem como consequência. Quando o vendedor bater uma meta ofereça brindes e recompensas. Vibre com ele, fique feliz pela equipe. Ao ter essa atitude, todos colherão ótimos frutos.
2 – Faça com que sua equipe confie em você.
Quando uma equipe tem um líder em quem eles confiam, os resultados são outros. Como você pode fazer isso? Bem, comece cumprindo prazos de pagamentos. Se você ofereceu um prêmio alto para a equipe que batesse terminada meta (e essa equipe bateu) pague com gosto. Nada de inventar mil desculpas e perder a confiança do seu pessoal, ok?
3 – Esteja presente
Se você está presente no ambiente em que sua equipe realiza as funções, você será capaz de perceber porque um vende mais e porque o outro vende menos. É possível identificar os pontos fortes de cada um e quais pontos devem ser trabalhados nos outros.
4 – Seja um líder mais humano
Quando você olha cada colaborador, enxerga-o de forma individual, suas reais necessidades, suas inseguranças e outros itens que podem afetar o trabalho em equipe, ele nota que há, não só o interesse de líder para colaborador, mas de um lado mais pessoal também. Quando isso acontece de forma espontânea e verdadeira, a motivação vem como consequência.
5 – Dê feedbacks construtivos
Em grande parte das empresas, quando um funcionário erra, recebe severas críticas. Quando ele acerta (ou quando fecha uma grande venda, por exemplo), não é elogiado. Destaque sempre os pontos positivos mais que os negativos, pois isso motiva o funcionário. Dê feedbacks que construam algo. Para facilitar, você pode utilizar o feedback sanduíche: primeiro fale sobre pontos positivos, depois fale o que realmente precisa ser dito, finalize com pontos positivos novamente.
Comentários