Alguns dias depois de relatos de que a Google e o Facebook estavam interessados em uma parceria, e possivelmente comprar o Skype da companhia VoIP, veio uma afirmação do Wall Street Journal de que a Microsoft estaria planejando comprar a companhia por $7 bilhões, em um acordo avaliado em mais de U$ 8 bilhões após dívidas do Skype serem consideradas. Agora o rumor se torna realidade.
Ano passado, a Skype teve rendimento de $860 milhões e lucro operacional de $264 milhões. Entretanto, teve uma pequena perda de $7 milhões e tinha uma dívida de longo prazo de $686 milhões. Um preço de $7 bilhões representa um prêmio enorme sobre os $3 ou 4 bilhões conjecturados nos negócios do Facebook e da Google.
O Skype foi lançado em 2003 e comprado pelo eBay em 2005 por $3,1 bilhões. O eBay, em seguida, vendeu a maioria de sua participação em 2009 para um grupo de investidores privados por $1,2 bilhões.
A Microsoft nos últimos dois anos evitou semelhantes grandes aquisições, aderindo a compras menores, de organização mais fáceis de gerenciar, levando alguns a argumentar que este foi um resultado direto das dificuldades digestivas confrontadas com as grandes compras.
Um acordo difícil de entender
O próprio software da Microsoft já possui consideráveis diferenças em comparação ao Skype. O Windows Live Messenger oferece serviço grátis de mensagem instantânea e chat de voz e vídeo. Atualmente, possui cerca de 330 milhões de usuários ativos por mês, normalmente com cerca de 40 milhões online em um determinado momento. A Microsoft tem um sistema empresarial equivalente a Lync 2010 (antiga Office Communication Server), que permite às empresas criar redes privadas, que combinam as capacidades de comunicação do Live Messenger com capacidade de gerenciamento corporativo. A tecnologia básica de ambas as plataformas é comum, permitindo a interoperabilidade entre Live Messenger e Lync. A companhia também planeja integrar o Kinect na Lync para criar uma presença virtual mais natural.
O Skype, em contraste, tem em torno de três vezes o número de usuários ativos – 124 milhões por mês – assim como menos conexões simultâneas online – tipicamente 20 ou 30 milhões. Seu serviço de mensagem instantânea e chamada de voz e vídeo são bastante semelhantes às encontradas no Windows Live Messenger, embora mais refinadas.
Embora a base de usuários do Skype seja muito menor do que a do Windows Live Messenger, ela possui uma diferença: cerca de 8 milhões de usuários do Skype pagam pelo serviço. O Skype integra conectividade telefônica, capaz de fazer e receber chamadas e serviços online gratuitos. Skype também possui pontos de presença em todo o mundo, tornando mais fácil de comprar números de telefone em mercados estrangeiros mais baratos para estabelecer uma telepresença internacional.
Skype certamente tem algumas coisas de valor. A infra-estrutura telefônica faria uma adição valiosa ao Messenger/Lync. Também poderia se juntar com o Exchange 2010, que oferece integração de voz. Adicionar telefonia para Lync, Exchange e Windows Live Messenger é certamente um caminho lógico para ampliar esses produtos.
Talvez mais aventuroso, integrar funcionalidades como o Skype para Windows Phone seria uma espécie de mudança de jogo. Integrar o suporte multinacional da VoIP seria potencialmente prejudicial para o enorme mercado de celulares. No entanto, tão bom quanto isso pode ser para os usuários finais, é provável que sirva somente para matar o Windows Phone para as operadoras.
Por mais que a integração telefônica em produtos de comunicação da Microsoft e integração de VoIP em seu produto de telefonia faça sentido, é difícil dar sentido no negócio. $7 bilhões é uma quantidade fenomenal de dinheiro para gastar em uma empresa que tem lutado muito para a rentabilidade e é difícil acreditar que é realmente a maneira mais eficaz de conseguir o acesso à tecnologia e telefonia da VoIP.
Afinal, $7 bilhões poderia comprar muitos pontos de presença e esforço de desenvolvimento de software. A Microsoft poderia construir uma infra-estrutura de telefonia equivalente por muito menos, assim como o Google está fazendo com o Google Voice.
Até mesmo o acesso a clientes pagantes é difícil de justificar. Os termos do negócio significam que para cada cliente do Skype, a Microsoft está pagando cerca de $1000. E em média, os clientes valem um lucro de $30, presumindo que a maior parte da renda da Skype venha de assinaturas e custos das chamadas.
Os usuários do Windows Live Messenger não demonstraram propensão a pagar dinheiro, ao contrário de 8.000.000 usuários do Skype que já pagam, e pode ser um desafio para convertê-los de não-pagantes a pagantes.
No entanto, desde o momento que eles não tem praticamente nada pra pagar, é difícil usar isso como evidência de que eles não pagariam se houvessem serviços pagos. Especialmente como provavelmente deve haver uma sobreposição entre a base de clientes, as pessoas estão dando dinheiro para o Skype ao invés da Microsoft porque eles preferem, estão fazendo isso porque a Microsoft simplesmente não vende facilidades telefônicas como as do Skype.
E os clientes Lync já estão na esteira de pagamento, assim que deve ser muito mais fácil para extrair novos pagamentos de serviços adicionais deles.
Finalmente, é difícil ver como a compra do Skype vale a pena a partir de de uma tecnologia ou uma perspectiva de acesso do usuário. A tecnologia não é boa o suficiente e os usuários não são lucrativos ou abundantes o suficiente para justificar isso.
Mas isso não significa que não vai acontecer – e a perspectiva de manutenção da companhia fora do alcance do Google e do Facebook pode apenas fazer a compra irresistível.
Fonte: ARM Blog
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