Uma pesquisa feita pela Inova Tecnologias, uma empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing, apontou que 76% dos consumidores brasileiros preferem receber novidades e ofertas por e-mail marketing, desde que as mensagens recebidas contenham conteúdo editorial relevante.

Este índice declina para 45% quando o conteúdo é apenas para ofertas de produtos ou serviços. Parece que oferecer somente isso já não está dando mais retorno, ou pelo menos não tem despertado a atenção e o interesse do consumidor.

“Há uma nova geração de consumidores que espera que as empresas produzam e divulguem conteúdo em suas áreas de expertise e o e-mail marketing é o canal ideal para esse tipo de divulgação para clientes e parceiros” diz Alexis Panagides, CEO da Inova.

Muitas empresas ainda não se adequaram à essa condição do clientes, que escolhe o que bem entende, sendo menos convencível pela propaganda, quer novidades além de compra e uso de produtos. Além de apenas ofertas oferecidas, os consumidores desejam conteúdo relevante por e-mail, ou a newsletter, com informações e conhecimentos interessantes e úteis. As empresas que já estão utilizando o e-mail marketing dessa maneira, certamente já estão colhendo os resultados.

Além disso, 38% dos consumidores preferem receber e-mails comerciais mensalmente, e 25% semanalmente.

Por meio da pesquisa são notadas também outras exigências. Os usuários esperam que ao enviar as mensagens, as empresas se preocupem com o design. Ou seja, além de um conteúdo relevante, as peças de e-mail marketing precisam ser visualmente bonitas e trazer informações sobre a empresa, sem contar com o link legível para remover o e-mail daquela lista, um direito que necessita ser respeitado.

Os clientes esperam que as empresas sejam mais participativas, compartilhem e contribuam com eles e com a sociedade como um todo. Faz toda a diferença nas suas mensagens de e-mail marketing produzir conteúdo com qualidade e apostar em profissionais que tenham bom gosto e boas práticas de design.