Sair de casa para fazer compras? No way! Com um computador e internet basta apenas um clique para concretizar uma compra.

A comodidade de fazer compras de pijamas, sentada no sofá confortável de casa é o paraíso, certo? Nem sempre é assim. A logística do processo todo de entrega pode levar seu céu a terra em segundos. Se a entrega do produto não for eficiente, o cliente pode perder a confiança na loja e deixar de fazer compras nela. A operação completa de comércio virtual deve funcionar de maneira eficaz desde a estocagem até a entrega.

Uma das coisas mais importantes é a empresa cumprir com o prazo estabelecido. Informar ao consumidor a data de entrega com uma margem de segurança, é melhor do que prometer uma data difícil de ser cumprida. Seria bom oferecer um sistema que permita que o consumidor acompanhe o trajeto de produto e saiba em que fase está o atendimento do pedido. E tenha muito cuidade ao escolher o responsável pela entrega, pois se o produto atrasar ou não chegar, é o nome da sua empresa que estará em jogo.

Para garantir um bom atendimento, organize a empresa antes de começar a vender seus produtos pela internet. É necessário ter todas as informações interligadas. E para isso é importante que as pequenas empresas estejam familiarizadas com programas de gestão, os chamados ERPs, que são capazes de integrar diversas áreas.

O controle de estoque pode ser automatizado, assim como a relação com os fornecedores, então, sempre que o estoque estiver necessitando de novas mercadorias, é enviado um e-mail para o fornecedor.

Outra coisa a se fazer é testar a embalagem do produto em condições extremas de entrega para evitar perdas. O cliente não ficará nada satisfeito se o produto chegar na casa dele com a embalagem aberta ou rasgada. Aparência também conta!

Tenha muito cuidado em todas as etapas da entrega dos produtos. Se um usuário se sentir insatisfeito com o atendimento, logo outros usuários ficam sabendo da situação e passando a também não confiar na sua empresa.