Nos últimos anos, o marketing digital passou por grandes avanços. Hoje em dia, quando se fala de otimização de sites, normalmente se refere ao conteúdo que um usuário vê, de forma a tornar o site o mais atraente o possível para potenciais clientes.

Porém, atualmente também deve-se preocupar com outra questão fundamental: a otimização da velocidade. Muitos consumidores citam a velocidade de carregamento das páginas como a sua principal queixa.

Estudos recentes revelaram uma ligação direta entre a velocidade do site e o comportamento do usuário. Se a velocidade de carregamento do seu site for rápida, obviamente irá trazer reflexos positivos na relação da sua empresa com o cliente, aumentando o nível de vendas e fidelidade.

Existem na internet ferramentas gratuitas como webpagetest.org e o Yahoo! “YSlow”add-on para o Firefox para medir e aperfeiçoar a velocidade do seu site. Elas podem fornecer um exame detalhado sobre o motivo do seu site estar lento e dando recomendações de como melhorar.

Existe ainda o Web Performance Optimization (WPO), que visa especificamente oferecer produtos e serviços que tornem mais fácil otimizar a velocidade de sites.

Além disso, existem duas ferramentas que são muito importantes para aumentar a velocidade de suas páginas: Web anaytics, para medir as mudanças nos KPIs , e o A / B test, para aprender como os usuários respondem a mudanças em seu site.

Então, quando experimentar a velocidade com as novas ferramentas implantadas em suas páginas você deve sempre medir a intensidade do impacto na velocidade e, em seguida, o comportamento do usuário em relação a esta mudança. Os principais recursos que permitem melhorar continuamente o seu site são os testes e medições.

Só que agora você deve pensar não apenas nos elementos visuais, mas também na velocidade da página e como isso irá influenciar em um desempenho melhor de seu website.