É uma aposta justa que seu chefe, amigos ou qualquer um a quem você tenha dado seu cartão de visitas, procure pelo seu nome em um mecanismo de busca. Se algo de negativo aparecer nos resultados, sua reputação online pode rapidamente prejudicar a sua reputação offline – e afetar sua vida.

Dos quase 80% de gerentes contratação dos EUA que haviam procurado por candidatos online, 70% deles disseram que haviam rejeitado um candidato com base no que encontraram nos resultados da sua pesquisa, segundo um estudo de 2009 encomendado pela Microsoft.

Embora você não possa ser capaz de remover o conteúdo prejudicial da Internet, há uma boa chance de você poder minimizar o seu impacto, utilizando técnicas simples de SEO. E mesmo se os resultados da pesquisa forem impecavelmente limpos, as mesmas técnicas podem ajudá-lo a controlar a forma como você é visto online.

Veja aqui como começar.

Passo 1: Veja onde você aparece

Antes que você possa gerenciar sua reputação online, tem que avaliar isso. Digite seu nome nos mecanismos de busca e configure alertas de pesquisa para ele (o Google recentemente tornou isso mais fácil, pode ser feito a partir do painel de instrumentos do Google com uma nova ferramenta no “Me on the Web”).

Se você encontrar algo que não é bom, pergunte a si mesmo:

– Será que eu postei isso?
Por exemplo, se as fotos da sua conta no Flickr que você prefere manter privadas estiverem aparecendo na pesquisa feita com seu nome, você pode simplesmente apagar as fotos ou ajustar suas configurações de privacidade.

Após ter removido o conteúdo ofensivo, você pode usar a ferramenta do Google de remoção de URL para impedí-lo de aparecer como uma cópia em cache ou fragmento no resultado de buscas. Se você não fizer nada, o conteúdo continuará aparecendo no índice do Google – ele irá apenas levar mais tempo para desaparecer.

– Isso é uma informação pessoal que poderia ser usada em um crime?
Se alguém postar o seu número de segurança social, número de conta bancária, número de cartão de crédito ou uma imagem da assinatura manuscrita, o Google fará todos os esforços para removê-lo dos resultados de pesquisa. Ele também fará contato com a empresa de hospedagem do site para solicitar que a página seja removida.

– Isso foi publicado em um site de notícias de alto tráfego?
Competir por resultados de pesquisa com um site de notícias famoso é difícil. Mas Patrick Ambron, o co-fundador de um serviço de gestão de reputação pessoal online chamado Brand-Yourself, diz que nem toda esperança está perdida. “O Google normalmente só gosta de classificar um resultado por nome de domínio por página”, diz ele. “Então se você puder obter outro resultado sobre o mesmo nome de domínio que for melhor otimizado para seu nome, poderia teoricamente, remover o artigo ruim.” Uma maneira de fazer isso é criar um perfil nesse site de notícias usando o seu nome completo. Use o máximo de links possível e vincule o perfil de todas as suas propriedades na web.

Se você não puder responder “sim” para qualquer uma dessas perguntas, sua melhor aposta para reduzir a visibilidade do conteúdo negativo é competir para resultados de busca usando o conteúdo positivo.

Passo 2: Poste conteúdo positivo

“Se você não puder ter o conteúdo removido do site original, então você provavelmente não será capaz de removê-lo completamente dos resultados de busca do Google também”, diz o guia do Google para manter as informações pessoais fora do buscador. “Em vez disso, você pode tentar reduzir a sua visibilidade nos resultados da pesquisa de forma proativa, publicando informações úteis e positivas sobre você ou sua empresa.”

Em outras palavras, se você quiser fazer páginas negativas da web aparecem mais em baixo na busca, irá precisar criar conteúdo de relevância para empurrar os links negativos para baixo. A Google sugere responder às críticas negativas de seu negócio, por exemplo.

Perfis em redes sociais são ferramentas poderosas para isso, como resultados de grandes sites como Facebook e Twitter, muitas vezes têm mais poder de SEO do que um único post em algo como um blog pessoal.

Passo 3: Crie uma rede central

Um segredo para fazer com que a sua presença positiva online apareça mais acima nos resultados da pesquisa, é fazer uma rede central que ligue todo o seu conteúdo. Ambron recomenda essas dicas para impulsionar sua rede central para o topo da pesquisa de seu nome.

– Reivindique seu nome de domínio.
Inclua o termo de pesquisa (neste caso, o seu nome) na URL da sua página da web, para mostrar ao mecanismo de busca sobre o que se trata.

– Mencione você mesmo.
Você está tentando dizer aos buscadores, “Essa página é sobre mim”! Uma boa maneira de fazer isso é usar muito o seu nome. Useu nome em abas e cabeçalhos.

– Link para o seu conteúdo.
“O Google considera cada link como um voto para o seu site”, Ambron diz. “Ele ficou muito inteligente, de modo que esse links se tornaram muito importantes. Os links de melhor reputação​são votos melhores. Um voto da CNN é melhor do que algum site que você fez que apenas esteja ligado à você mesmo.”

Lembra de todos aqueles perfis de mídia social que você criou no passo dois? Eles estão ligados a fontes confiáveis como Facebook e Twitter, o que torna seus “votos” muito mais respeitáveis do que uma página que você acabou de criar.

Registe-se no maior número possível deles (use um desses sites para ver o que está disponível), e depois ligue todos à sua rede central.

– Poste frequentemente.
Mecanismos de busca são como conteúdo fresco. Uma forma fácil de criar isso, é postar as notícias da sua mídia social ao seu blog.

Passo 4: Considere automatizar o processo
Existem diversos serviços que irão te ajudar com a sua busca da boa reputação online por uma pequena taxa. Brand-Yourself, por exemplo,mantém o controle de sua reputação em um painel e ajuda a melhorá-lo, ajudando a aumentar o conteúdo positivo já existente ou a criar novos. Vizibility permite aos usuários pré-selecionarem as informações que desejam exibir em “resultados de busca” de um botão especial ou URL que pode ser adicionada aos perfis online, sites, currículos, assinaturas de e-mail e cartões de visita.

Fonte: Mashable