Muitas idéias. Pouco dinheiro no bolso. E muita criatividade de sobra.

O Crowdfunding foi a solução para o problema de investimento para projetos criativos. As próprias pessoas financiam com o que puderem o projeto que acharem mais bacana, que querem que seja realizado ou até um próprio desejo delas que foi realizado por outro. Primeiro vem a demanda, o financiamento coletivo e o projeto é realizado. Sem perdas nem prejuízos para o realizador.

Segundo o Crowdfunding Brasil, o primeiro projeto de financiamento colaborativo foi o de Emily James, que para financiar o trabalho de pós-produção de seu filme criou um site para arrecadar £20,000. Conseguiu mídia e através do boca-a-boca atingiu seu objetivo.

Vários projetos de crowdfunding estão surgindo no Brasil, veja alguns exemplos:

QUEREMOS

O projeto @queremos surgiu de um grupo de rapazes que estavam cansados de ver que músicos e bandas internacionais vinham para o Brasil, mas não tocavam no Rio de Janeiro, por um “desinteresse” do público. Assim, resolveram eles próprios realizar os shows no estado, se houvesse uma cota de pessoas que quisesse ajudar a bancar a vinda das bandas.

O projeto deu tão certo que trouxe nomes como Belle e Sebastian, Vampire Weekend, LCD Soundsystem para o Rio. Além disso, empresas como Redley, Multishow e outras se engajaram na campanha e compram cotas enormes para viabilizar o show.

Ganha o público, ganham os realizadores. De quebra, quem for aos shows ganha um pôster personalizado de graça.

Site do @queremos

CATARSE

O projeto Catarse reúne pessoas que querem financiamento para seus projetos. Você pode contribuir a partir de um determinado valor mínimo e a cada financiamento individual maior, o projeto te dá benefícios. Por exemplo, se você financiar a produção de um CD de música você pode ganhar um CD gratuitamente se o valor integral do projeto for fechado. O objetivo do Catarse é abrir até 600 projetos para captação de recursos ainda em 2011. As áreas prioritárias incluem arte, música, design e produtos inovadores em geral. A iniciativa é inspirada no Kickstarter.

Qualquer um pode enviar seu projeto, que será analisado pelo criador da plataforma Diego Reeberg.

VAKINHA

O vakinha é literamente uma plataforma para você pedir online uma colaboração para realizar seus desejos. Quer bancar sua formatura, seu casamento, uma viagem ou curso? O vakinha permite que seus amigos ou desconhecidos possam realizar seu sonho.

A idéia do site surgiu em um casamento em Maio de 2006. Neste casamento os noivos queriam dinheiro de presente para gastar onde realmente precisavam. Na época foi feita uma vaquinha à moda antiga, no qual os convidados levavam valores em dinheiro dentro de um envelope e colocavam em uma urna. A partir dessa situação, os sócios se deram conta que faltava uma ferramenta na internet que facilitasse esse processo, fosse fácil e seguro. Em Outubro de 2007, três sócios Fabricio Milesi, Diego Izquierdo e Luiz Felipe Gheller decidiram tocar o projeto.

E você, já financiou algum projeto hoje?