Quem abre uma empresa, corre riscos todos os dias em relação a pagamentos, pois ás vezes não dá para checar todo o histórico de seus clientes para saber quem é bom ou mau pagador. O problema é que a inadimplência pode acabar com boa parte do lucro de uma pequena empresa.

A principal dica para sair do vermelho é ter criatividade e criar maneiras para o cliente pagar sempre à vista, seja com programas de descontos para quem comprar com dinheiro ou de fidelidade.

Veja algumas dicas para diminuir os riscos de você perder o lucro do seu negócio por causa de maus pagadores.

1) Use Cartões de Crédito

Muitos empreendedores não gostam das máquinas de cartões em sua loja por acharem caras as taxas cobradas pelas administradoras. Mas se a inadimplência estiver perto dos 5%, já vale a pena usar os cartões de débito e crédito e evitar os cheques pré-datados.

2) Consulte o SPC e Serasa

Evite vender para clientes que já estão inadimplentes em outras empresas. O índice de recuperação de crédito é razoável e você ainda pode reaver boa parte da sua perda com os inadimplentes.

3) Vencimentos

Procure marcar os vencimentos para antes do dia 10, de preferência até o quinto dia útil do mês. A maioria dos assalariados recebem antes dessa data e a prioridade será pagar os vencimentos mais próximos.

4) Fidelize

Faça um Cartão Fidelidade, oferecendo alguns benefícios para quem paga em dia, como descontos em próximas compras ou dê um brinde caso as contas sejam pagas em dia até o final do contrato e etc.