Na hora de criar um site, alguns profissionais acabam exagerando no layout, deixando-o pesado e confuso. Muita animação, muita música, muita cor, conteúdo confuso sem o menor planejamento. O site é feito para um usuário que quer, principalmente, achar as informações de forma clara e rápida. Você deve esquecer a parte visual? Claro que não. É assim que entra em cena o Design Funcional.

O Design Funcional é um importante fator para o sucesso para seu site e para a satisfação de seus clientes. Foi-se a época em que os websites ou eram textuais ou exclusivamente baseados em imagens. Com clientes mais bem informados e focados em resultados, o ideal é ter um site com todo o conhecimento disponível em uma interface que facilite a navegação do público, ou seja, que tenha Usabilidade.

Um site é considerado funcional quando os usuários conseguem navegar através dele sem grandes dificuldades, sendo capazes de encontrar o que procuram de forma fácil e sem complicação.

É necessário levar em conta os seguintes pontos para ter um Design Funcional e eficiente:

– Ofereça ferramentas e links de fácil uso, localizando-as em locais acessíveis que não faça o usuário perder tempo rodando o seu site inteiro a procura do que ele precisa. Garanta o uso de técnicas adequadas para que qualquer visitante consiga acessar seu conteúdo. Um website pode conter centenas de páginas, por isso localize-as em um menu para que o usuário possa encontrá-la através de somente alguns cliques.

– Se certifique de organizar as informações contidas no site, deixando-as claras e objetivas. Forneça as mensagens em pequenas porções, sendo mais rápido para o usuário saber o que ele precisa. Faça uma pesquisa do seu público-alvo e facilite o acesso as informações para ele, fornecendo exatamente o que eles querem saber.

– Verifique se o seu website não está lento demais. Existem alguns fatores que interferem na velocidade, como conteúdo gráfico e o sistema de códigos, por isso se certifique de usar as técnicas certas para não deixar o site pesado demais. Os visitantes não vão querer navegar em um endereço pesado e que demore para carregar. Mesmo que o conteúdo e design sejam ótimos, se a velocidade não for boa, o acesso pode diminui em grande número.

Os clientes ficarão bem mais satisfeitos com um design bem feito e que possua todas as informações necessárias para seus consumidores e usuários, por isso garanta a funcionalidade do site e o número de visitantes só irá aumentar.