Com mais e mais freelancers e empresários trabalhando de casa, existem uma boa chance da sua próxima contratação estar localizada a milhas de distância. Embora isso traga benefícios para ambos, empregador e funcionário, uma área que pode ser um desafio é o processo de entrevista do emprego.

Viajar para conhecer candidatos é muito caro para algumas empresas, o que significa que uma entrevista a longa distância é a única opção. Entrevistar é uma habilidade em si e adicionar o elemento da distância pode tornar isso mais difícil. Aqui estão três dicas de como fazer uma entrevista de emprego a longa distância de sucesso.

1. A prática leva a perfeição

Entrevistar é uma habilidade como qualquer outra. Uma coisa é selecionar uma série de questões, outra é utilizá-las como base para uma conversação informativa e de sucesso, especialmente quando você não está na mesma sala que o candidato.

Se você estiver usando tecnologia durante a entrevista, como um programa de chat de vídeo ou um software de compartilhamento de tela, faça pelo menos uma revisão antes de começar para se certificar de que você sabe exatamente como tudo funciona e que você esta confortável com o programa, então você pode se concentrar no que o candidato está dizendo, e não nas questões técnicas.

2. Seja claro sobre os objetivos

Pode haver muitas fases no seu processo de entrevista de longa distância – a inicial, uma entrevista pelo telefone, em vídeo e talvez até uma sessão de demonstração ou baseada na capacitação profissional.

É justo deixar que o seu entrevistado saiba exatamente o que esperar. Isso inclui dar uma estimativa de quanto tempo você espera que a sessão dure, o que ele deve ter em mãos e alguns exemplos de trabalho anteriores para fornecer a você com antecedência, por exemplo.

3. Mantenha o tom profissional

Não faça uma entrevista por telefone como se fosse como qualquer outra entrevista cara-a-cara. É tentador tratar uma entrevista por telefone mais casualmente, mas defina objetivos claros e os cumpra.

Não esqueça que seu candidato também está te entrevistando e avaliando as perspectivas da sua empresa. Manter o processo da entrevista o mais profissional possível – apesar do fato de que ambos podem estar sentado nos seus sofás – é importante.

Fonte: Mashable