Quando você decidiu montar uma loja virtual e entrar para a área do comércio online, assim como a maioria, deve ter pensado em ganhar dinheiro usando a internet para vender seus produtos e serviços. Obviamente, para isso é necessário atrair o maior número possível de visitantes.

Porém, mais importante ainda é atrair visitantes que estejam realmente interessados no produto que você está vendendo. Isso é o que chamam de tráfego qualificado, a pessoa que procura nas ferramentas de busca como Google, Yahoo, MSN/Bing o que você tem pra vender.

Existem diversas formas de atrair tráfego qualificado para o seu site. Pode-se usar as mídias convencionais como jornais, TV, rádio e outras, que são formas válidas porém custam mais caro. Mas na própria internet existem meios de divulgar um site de forma otimizada: SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais e várias outras ferramentas disponíveis para sua estratégia de marketing digital.

Uma das formas mais usadas de divulgação de sites são as ferramentas de busca, que funcionam como índices da Internet. Mais de 85% dos internautas, utilizam sites de busca para encontrar o que precisam. É a forma mais básica e conhecida de encontrar informações e isso os torna extremamente atraentes como ferramentas de divulgação e atração do tráfego qualificado, tão desejado e necessário para o sucesso de uma loja virtual. Mas existem algumas ressalvas que vamos examinar:

– Existem milhares de sites de busca: eles são de diversos tipos e idiomas. A boa notícia é que apenas uma dúzia deles representa mais de 90% do tráfego de pesquisas na internet. Para você, são eles que importam.

– Às vezes os sites de busca não mostram seu site: A função das empresas por trás dos sites de busca não é fazer promoção de lojas virtuais. Elas existem para organizar a internet e facilitar a busca das pessoas online, para encontrarem o que desejam mais rapidamente. Os mecanismos de busca são formados por gigantescos bancos de dados alimentados por programas que navegam pela internet, cadastrando endereços e checando sua validade (existência). De tempos em tempos esses programas vão checar se as páginas continuam existindo. Nessa hora pode acontecer de eles não encontrarem seu site, que então será retirado do banco de dados. Para evitar isso a solução é uma boa estratégia de SEO.

Você pode se cadastrar em milhares de sites de busca e nunca conseguir muitos visitantes. Então não adianta só fazer cadastro em buscadores, é preciso investir em uma boa estratégia de SEO, não só para aparecer em sites de busca, como também para conseguir uma boa colocação.

E se alguém prometer que o seu site estará em primeiro lugar no Google, não acredite. Não existe no mundo alguém que possa lhe garantir isso.