Sem teto é uma brincadeira. Mas para diminuir custos ou até mesmo ter um espaço mais formal de trabalho que não seja a sua casa, os empreendedores tem opção de pagar uma taxa mensal e usar um espaço. Você usa a infraestrutura do espaço e fica tranquilo trabalhando.
Empresas como a Ponto de Contato estão começando a surgir no país com o conceito “The hub”, onde pessoas se reunem em um mesmo local para trabalhar ou até trocar idéias sobre um projeto e criar parcerias.
A empresa brasileira E.ai, que trabalha em projetos voltados a criar idéias inovadoras na web, criou um novo conceito de empreendedorismo. A nova idéia é facilitar o empreendedorismo na internet e estimular a troca de informações entre empresas online. O objetivo é permitir que novas empresas online nacionais dividam o mesmo espaço de trabalho, chamado provisoriamente de Centro de Inteligência Compartilhada e criem produtos e serviços juntos.
Esses centros serão espaços dividos por pequenas companhias online. A idéia é ter uma grande sala com diversas mesas, onde cada uma delas será ocupada por uma empresa diferente. Com um aluguel de R$ 500,00 por mês, os empreendedores terão direito a um endereço individual no CNPJ, poderão utilizar diversos serviços e participar de palestras gratuitas semanais sobre empreendedorismo online.
No entanto, o objetivo principal é estimular as companhias a trocarem idéias e experiências trabalhando juntos em novos produtos ou serviços, e não ser apenas um espaço físico para a instalação das empresas.
Inicialmente, o projeto funcionará em Brasília, mas ele conta que a idéia é expandir o conceito para outras capitais brasileiras. Porém, as pessoas de qualquer cidade do país poderão participar, pois por meio do pagamento de um aluguel reduzido, será possível trabalhar com as empresas do Centro de Inteligência Compartilhada, através de videoconferência.
Lá fora, em NY, existe o Green Desk – VEJA O VÍDEO ABAIXO:

Comentários