Websites corporativos são geralmente um pouco mais do que só um catálogo interativo que exibem informações básicas e descrevem o que a empresa oferece. Mas se você está procurando fazer mais – estabilizar os executivos da sua companhia como líderes de idéia da indústria, desenvolver relações com clientes ou coletar comentários de perspectivas e clientes – que um blog da empresa, é uma escolha muito melhor.
“Um blog tem a flexibilidade de produzir conteúdo facilmente, incorporando esse conteúdo através de qualquer meio usando RSS e convertendo essa audiência em clientes.”
Infelizmente, se feito incorretamente, o blog da empresa tem potencial apenas para confundir sua companhia ou alienar os clientes. Aqui estão os erros mais comuns que as empresas cometem quando começam um blog – e como evitá-los.
1. Começar sem uma estratégia
Não inicie um blog corporativo ligeiramente. Mesmo que só poucas pessoas visitem no ínicio, esses visitantes provavelmente serão os clientes ou têm potencial para se tornar.
“O maior erro que a maioria dos pequenos empreendedores cometem quando iniciam um blog é achar que é uma tarefa fácil” explica Marjorie R. Asturias, presidente da firma de web marketing Blue Volcano Media. “Isso leva a uma série de erros, a começar pelo fato de que eles geralmente começam sem uma estratégia perceptível, muito menos algo tão essencial como um calendário editorial.”
Ao pensar a sua estratégia de blog, considere:
– É certo um blog para o meu negócio?
“Algumas empresas não são sociais e nunca serão. Se você não pode continuar gerando conteúdo, então nem comece”, explica Karr. “Se você não pode ser transparente, não comece. Se você não pode responder a negatividade, não comece.”
– Qual objetivo do negócio que eu quero realizar?
Seus objetivos devem dirigir seu conteúdo. Se seu objetivo é manter contato com líderes da indústria, por exemplo, o conteúdo será muito diferente se o seu objetivo for aumentar as vendas. Christian Russell, que administra o blog de vendas Dangerous Tactics, descobriu isso da maneira mais difícil. “Inicialmente eu trabalhava acreditando que ter um blog e postar um bom conteúdo regularmente fosse a receita de vendas”, diz ele.
“Mas eu achei uma distância enorme entre as pessoas que estavam lendo meu blog e aqueles que estavam comprando. Recentemente eu comecei a fazer alterações no site para fazer ofertas muito mais claras e eu já notei mudanças importantes. Em vez de apenas conseguir leitores, estou recebendo mais informações e sugestões para o que eu vendo.”
Você está usando seu blog só com propagandas descaradas?
Isso é um fato: As empresas tendem a falar sobre como elas são grandes. Mas um blog está exclusivamente ligado ao contrário. Anter de fazer um post descaradamente promocional, observe:
– Um blog não é uma seção de imprensa. Deve haver uma seção em seu site dedicada a notícias sobre a empresa, se você estiver disposto a compartilhá-lo. Mas usar seu blog desta forma pode ser prejudicial. “Os blogs permitem que os consumidores vejam o lado humano de uma empresa, mas repetir as mensagens promocionais tira a personalidade da marca e deixa a posição do blog como um meio de publicidade em vez de uma plataforma de envolvimento”, explica Whitney Sewell, um gerente de mídias sociais no Social Soluções de Mídia.
– As necessidades do seu público. “As empresas querem escrever artigos baseados em informação que destaquem as suas próprias realizações” explica Angela Neal, um consultora de marcação on-line. “Eu vejo blogs cheios de estatísticas e detalhes do produto que estão cheios de jargões e termos técnicos que só alguém dentro da empresa poderia saber ou entender.”
Dê um passo para trás e pense no que seus leitores querem aprender. É um conselho? Análise? Indústria de notícias? Descubra o que você pode fornecer, que seja valioso para os seus leitores.
Não ignore as Redes Sociais
Seus posts não são para se promover. Espalhe suas notícias, aproveitando as contas de mídias sociais da empresa.
Quando você escrever um novo post, debata isso no Twitter e Facebook. Certifique-se de que todos os seus perfis sociais incluam um link para seu blog. Quando alguém comentar em seu blog ou contatos sobre algo que você escreveu através de outro canal, responda.
“Lembre-se: a maior vantagem da rede social é construir relacionamentos, por isso você deve fazer um esforço para envolver os seus leitores e responder a eles em tempo útil, que não só reconheça, mas que nos faça sentir como membros valiosos da sua comunidade online”, diz Susan Gunelius, CEO da empresa de comunicação de marketing KeySplash Creative.

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