Todo website de negócios deve ter a página de “Fale Conosco”. Isso legitimiza seu negócio por oferecer uma pessoa real para contato e te ajuda na captação de clientes que querem marcar uma visita ou fazer um orçamento. Mas você tem uma página de contato interessante e fácil de ser encontrada?

Primeiro: Faça um estudo de análise do seu website para descobrir como as pessoas usam a sua página de contatos. Procure uma solução analítica da web – que ajuda a analisar o tráfego do seu site, incluindo detalhes específicos dos seus visitantes e como eles navegam no seu site – como o Google Analytics.

Segundo: Veja se essa é a única página que as pessoas enviam perguntas. Isso significa que você só tem uma forma de contato. Você pode ter mais retorno se todas as suas páginas estiverem com seu contato no topo ou rodapé.

As pessoas estão acostumadas a receber informação online quase instantânea. A capacidade de concentração on-line é muito curta e as pessoas vão usar apenas as informações mais facilmente acessíveis.

Se sua forma de contato é difícil de localizar e os visitantes têm que passar por várias páginas até encontrá-la, poucos irão utilizá-lo. Mas ter a forma em todas as páginas ou incluir um link que direciona para a página com o formulário, elimina o obstáculo de ter que procurar, permitindo que as pessoas facilmente enviem perguntas.

Agora, antes de se deslocar rapidamente e colocar um formulário de contato ou um link da página de contato em todas as páginas do seu site, aqui está outra técnica para fazer seu formulário mais efetivo. Qualquer um pode colocar um formulário de contato em todas as páginas, mas é a maneira como ele “chama a atenção” que faz a diferença. Seu jeito de chamar a atenção deve ser formulado de um jeito claro que inspire o visitante.

Todo website tem uma meta única, seja para manter contato com a sua empresa, fazer download de um produto em particular, comprar um produto ou cadastrar-se na newsletter. Seu modo de incentivar depende da natureza da meta do seu website. Você precisa elaborar sua estratégia não só para atingir o seu objetivo, mas também para relacionar esse objetivo à sua meta de tráfego.

Aqui está um exemplo de uma boa forma de incentivar o cliente que se relaciona com seu público alvo, descrever claramente como fazer contato com a empresa, e também oferecer um bônus de incentivo por isso:

“Para falar conosco, basta colocar seu primeiro nome, endereço de e-mail, e comentários abaixo e nós enviaremo uma cópia grátis do nosso e-book “As sete Maneiras de Dobrar sua Renda” que custa $29.95. Fale conosco agora.”

Redação é fundamental

O texto é sempre um chamariz quando você estiver escrevendo um incentivo ao cliente. As palavras são poderosas e devem ser cuidadosamente preparadas para passar a sua mensagem de forma rápida e eficaz. Faça uso de negritos e tamanhos de fontes diferentes para chamar atenção para as partes principais.

Aqui estão algumas idéias para você começar a elaboração de uma boa maneira de chamar atenção:

• Oferecer um incentivo para as pessoas entrarem em contato como cupom ou desconto, consulta inicial grátis ou qualquer outro “bônus”.

• Remover o fator de risco das pessoas incluindo paalvras como “garantida” ou “nenhuma obrigação” para que eles não se sintam pressionados a assinar nada, nem achar que vão perder dinheiro. Lembre-se, ninguém gosta de ser pressionado a fazer as coisas.

• Instrua as pessoas exatamente como contatá-lo. Você ficaria surpreso com quantas pessoas lutam para encontrar o formulário de contato ou têm dificuldade em compreender como preenchê-lo. Lembre-se, pode ser fácil para você, mas não para outras pessoas.

• Não exija um monte de informações das pessoas. Muitos usuários da Internet querem permanecer anônimos por medo dos riscos de segurança do envio online de informações privadas. Se você perdir um excesso de informações elas vão ficar com medo ou irritada e não vão querer preencher o formulário de contato.

• Mantenha ele simples.

Finalmente, diriga os visitantes a uma página automática de agradecimento depois de preencher o formulário. Isto constrói a confiança e mostra que você se preocupa com eles. Ele também garante que a visita não termina imediatamente após o envio formulário.

EXEMPLOS DE FORMULÁRIOS DE CONTATO

Os formulários de contato abaixo chamam atenção pela sua forma e conteúdo. Todos são atrativos e tem outras formas de contato como telefone e redes sociais.

Fonte: Entrepeneur