No Foursquare existem 9 milhões de pessoas cadastradas e disso 250 mil são empresas que utilizam o serviço baseado em localização como parte do seu programa de marketing global. O Foursquare é uma plataforma grátis para comerciantes usarem para conquistar e incentivar clientes mas somente se feito do jeito certo. Aqui está o que não fazer quando iniciar seus métodos de marketing no Foursquare.

1. Criar uma promoção complicada

Não há diversão em tentar desbloquear uma promoção que é quase impossível de desbloquear. Faça isso simples. O propósito da plataforma é criar uma ligação entre os clientes e os comerciantes e uma barreira que impeça os usuários de interagir poderia facilmente espantá-los. Existem diversos tipos de promoções, dependendo do seu objetivo: Se você está querendo conquistar novos clientes ou incentivar as pessoas a voltar várias vezes ou ainda querendo recompensar o seu mais fiel cliente no Foursquare.

O Foursquare permite que as empresas ativem uma promoção somente em certos dias ou durante certas horas ou eles podem ainda recompensar as pessoas por cada número check-in feito, independentemente da hora ou dia em que acontecer. “Receba um cupcake grátis no seu quinto check-in” ou “10% de desconto nas terças” são bons exemplos de simples recompensas.

Promoções podem oferecer descontos ou algum item grátis. Se você estiver preocupado com as margens, pode oferecer uma promoção que não afete sua linha de fundo – talvez os usuários comprem durante horas especiais na sua loja. Alternativamente, você pode postar videos do seus usuários do Foursquare mais ativos nas suas páginas do Facebook e Twitter. Eric Friedman, diretor de desenvolvimento de negócios do Foursquare, diz que os melhores tipos de promoções são aquelas que fazer as pessoas se sentirem especiais e oferecem a elas coisas que não conseguiriam obter como um cliente comum.

Além disso, lembre-se de definir uma data final para a sua campanha se for uma oferta por tempo limitado e se houver algumas exceções lembre-se de apontá-las.

2. Equipe não treinada

Esteja seguro de que sua equipe é preparada e pode conduzir uma promoção no Foursquare e oferecer um reembolso. Uma vez que você cria uma promoção, o Foursquare oferece panfletos para você imprimir – uma para os funcionários e um para os clientes – para criar um incentivo para o produto e verificar se todos estão na mesma página.

Se você adicionar uma nova promoção ou alterar uma atual, não se esqueça de alertar a sua equipe para que eles possam responder a qualquer dúvida que o cliente tenha.

3. Não usar o painel de instrumentos do Foursquare

O painel do Foursquare está repleto de informações úteis. Os comerciantes podem ver quais os horários que as pessoas realizaram check-in, além de detalhes sobre a especificação por sexo e idade dos usuários. As empresas podem usar essas informações para criar uma promoção para atrair as pessoas às suas instalações durante os períodos de baixo movimento.

Apenas cerca de 25% dos usuários do Foursquare enviam seus check-ins para o Twitter ou Facebook, então verificar o painel permite que você veja quem são seus usuários mais frequentes e mais recentes na plataforma. Isso é muito útil para as empresas e lhes dá um melhor olhar sobre seus clientes, além de fornecer informações de contato – como perfis no Twitter – se um usuário fornecer essa informação quando ele se cadastrar. O identificador de Twitter pode ser usado para seguir achar o perfil de cada um deles, o que fará com que seus clientes se sintam especiais e apreciados.

4. Dar muitos produtos através de promoções

Assim como no Groupon, existe um ponto no qual suas margens podem ser afetadas de tal forma que você poderia estar perdendo dinheiro. Se você for uma loja de cupcake, pode não ser capaz de suportar oferecer um cupcake grátis a cada check-in. Não tem problema. Apenas seja mais criativo e ofereça uma oferta mais exclusiva. Talvez você possa fazer uma promoção de fidelidade para que as pessoas recebam um prêmio – um cupcake grátis – a cada terceira ou quarta visita. Dessa forma, elas são incentivadas a voltar.

5. Não publique que você é um comerciante do Foursquare

As pessoas podem estar inclinadas a não fazer check-in se eles não souberem que existe um prêmio, então não se esqueça de colocar o “window clings” (que o Foursquare envia quando você cria uma promoção) à mostra. Defina uma promoção também que garanta que seu negócio esteja sendo exibido na guia de “promoções próximas” quando as pessoas abrirem o aplicativo do Foursquare nas proximidades da sua loja.

A estimativa é de que existam aproximadamente 10 milhões de pessoas no Foursquare. Alguns podem ser mais propensos a utilizar o seu negócio – e voltar a ele – se souberem que existe um incentivo no Foursquare.

Fonte: Open Forum