O “Grátis” é um chamariz para sua Loja Virtual
Pense nas suas próprias compras virtuais. Você não prefere ter esse benefício para efetuar sua compra?
Consumidores de loja virtual têm atração pelo frete grátis, que muitas vezes é o diferencial que garante o fechamento da compra. O valor do frete é um dos fatores de desistência de compras online. Existem pessoas que preferem fazer a compra em loja física para não ter que pagar o envio do produto. Assim como o prazo de entrega, o frete é um dos fatores principais para a decisão da compra do consumidor.
Com o mercado de lojas online tão competitivo, as pessoas acabam dando preferência às grandes lojas, já reconhecidas nacionalmente. Então, qualquer benefício que você oferecer pode dar um grande resultado, principalmente se você possui uma pequena ou média empresa.
Dicas para Praticar o “Frete Grátis” sem Sair no Prejuízo
1) Frete Grátis para regiões específicas
O bônus do frete grátis pode ser limitado a alguns estados. Assim, você pode calcular em que locais oferecer um envio gratuito da encomenda é mais viável.
2) Frete grátis a partir de um determinado valor de compra
Você pode praticar a não cobrança do envio se o usuário comprar mais do que um determinado valor. Por ex: Se o consumidor comprar mais de R$ 200,00, ele tem esse bônus. O volume de compras de uma pessoa compensa o benefício.
3) Coloque o valor a mais do frete no produto
Uma dica é adicionar o gasto do frete no valor do produto, ou seja, você pode aumentar um pouco o valor do produto e deixá-lo com frete grátis. Isso irá estimular mais o consumidor a comprar e o seu lucro será o mesmo. Mas sempre fique de olho no preço da concorrência, pois se o preço subir demasiadamente, o efeito pode ser o contrário.
4) Parceria com fornecedores
Forme parcerias com fornecedores para que eles possam arcar com metade do frete, ou talvez até o frete completo, já que suas vendas devem crescer, criando no final um lucro maior.
5) Utilize datas sazonais para oferecer o benefício
Aproveite as datas de acordo com os produtos que você vende. Exemplo, se são artigos esportivos, mapeie as principais datas comemorativas desse nicho. Você pode aproveitar datas gerais como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mulheres, entre outras.
6) Envio grátis para produtos selecionados
Você pode selecionar alguns produtos da sua loja virtual, que têm flexibilidade, para oferecer o benefício do frete grátis. Nesses casos a margem não será tão afetada.
6) Frete simbólico
Você pode cobrar um valor barato pelo frete, mesmo que ele seja simbólico. Por exemplo: O frete custa R$ 9,90. É um valor acessível para todo mundo que compra em um e-commerce.
POR OUTRO LADO…
O frete grátis é uma estratégia de marketing poderosa para vendas online, mas ele não deve ser visto como um pré-requisito para qualquer empreendedor que tenha uma loja virtual. A habilidade de absorver custos e manter a competitividade dos produtos e continuar lucrando é uma preocupação real quando se pensa em colocar em prática a política do frete grátis.
Vendedores online devem analisar bem o impacto da oferta desse benefício em seus negócios antes de implementá-la.
Mas lembre-se, suas vendas não irão aumentar apenas pela não cobrança do frete. Outros itens são essenciais para fidelizar o consumidor como: atendimento, pós-venda, qualidade dos produtos e outros. Não adianta ter o frete grátis, mas a entrega é mal feita e o atendimento péssimo. Se você deseja criar um e-commerce, entre em contato com a Space Bits!