No dia 28/03 o Google anunciou que lançou uma nova atualização para o “Google Commerce Search”. Uma ferramenta para ser integrada em sites de comércio eletrônico e que oferece inúmeros recursos que os atuais mecanismos de buscas não possuem.

Veja alguns recursos que a ferramenta possui:

1) Mostra em tempo real uma lista de produtos enquanto os usuários digitam o termo da pesquisa, semelhante ao Instant Search

2) Possibilita visualizar a disponibilidade dos produtos em estoque na plataforma ou em lojas físicas próximas de onde o consumidor se localiza.

3) Disponibiliza banners e landing pages de acordo com o termo pesquisado e possui outros recursos incorporados nesta atualização, além de personalizar, controlar e aperfeiçoar o desempenho das buscas.

Segundo o gerente da equipe responsável pelo desenvolvimento do Google Commerce Search, Nitin Mangtani: “a maioria das plataformas não oferecem uma boa experiência de compra”. Ele acrescentou ainda que esse produto possui um preço incomparavelmente inferior ao que os varejistas iriam gastar se optassem por desenvolver um próprio.

Nitin finaliza: “Os consumidores estão exigindo uma melhor experiência on-line. Entretanto, diversas empresas não têm condições de contratar uma equipe com mais de 1.000 engenheiros para desenvolver suas plataformas de acordo com as exigências dos clientes.”

O preço por este serviço é baseado no número de itens da loja e no número de consultas de pesquisa inseridos em seu site a cada ano. Os valores começam a partir de 25 mil dólares por ano.

O Google aproveitou o lançamento para anunciar mais três parceiros do serviço: Forever21, General Nutrition Company (GNC) e L’Occitane.