Texto original com adaptações: Business Insider
Ser um especialista em mídia social é como ser um especialista em tirar o pão do refrigerador. Você pode ser o melhor no mundo em fazer isso com o pão, mas o objetivo é fazer um sanduíche incrível. A mídia social é apenas outra faceta de marketing e atendimento ao cliente. As mídias sociais, por si só, não vão te ajudar.
Estamos cometendo os mesmos erros que fizemos durante a era PontoCom, quando todos pensavam que era apenas adicionar o termo .COM ao seu logotipo corporativo e fazer instantaneamente sua credibilidade. Não era bem assim.
Alguns marketeiros de plantão dizem: “Isso não é mais sobre construir um website! É muito mais legal! Isso é sobre Facebook e fãs e seguidores e envolvimento e influência e…” Mas o “x” da questão é: Você sabe envolver seu cliente nessas ferramentas, trazendo resultados satisfatórios ou vai criar apenas uma rede social para ser moderninho, atualizar bem nos primeiros 6 meses e depois esquecê-la?
Você tem uma rede social para GERAÇÃO DE RENDA ATRAVÉS DE MARKETING SÓLIDO E UM EXCELENTE SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE. É assim como é desde o início dos tempos.
É sobre transparência. É sobre não mentir para seus clientes e pensar que um pedido de desculpas no Twitter irá ser suficiente quando você estiver errado. Se você fizer errado, os clientes vão fugir em grande número, porque eles podem. Eles podem ir pra onde quiserem agora – não importa o quão fiéis eles foram no passado. Minta pra eles e diga adeus.
Isso é sobre como usar as ferramentas para marketing no mercado para um público que quer ajudar a contar a sua história, porque você tem sido incrível em lhes proporcionar um serviço que eles merecem.
Trata-se de relevância. Não se trata de twittar toda vez que sua empresa oferece 10% de desconto em algum produto. Trata-se de descobrir onde seus clientes estão realmente e ir atrás deles lá. Se você estiver twittando todos os seus descontos e nenhum dos seus clientes estão no Twitter, então, não adianta nada o seu esforço. Marketing envolve conhecer seu público e adequar suas promoções em rajadas específicas para os segmentos corretos.
Pergunte a um “especialista em mídia social” o que faz um planejador de tráfego em uma agência e em seguida ria de como eles rapidamente vão ao Google tentar encontrar uma resposta.
É também sobre resumir. Você sabe o que a maioria das pessoas que se autodenominam especialistas em mídia social não podem fazer, entre outras coisas? ELAS NÃO CONSEGUEM ESCREVER. O número de “especialistas” por aí que não consegue formar uma simples sentença me surpreende. Adivinha o que – se temos cerca de três segundos para enviar nossa mensagem para um novo cliente – vai acontecer?
Sem seguidores no Twitter. Sem fãs no Facebook. Sem check-ins no Foursquare. O que vai fazer você conseguir isso é uma BOA ESCRITA, FIM DA HISTÓRIA. Boa escrita significa resumir e resumir é marketing. Quer me perder como um cliente para sempre? Tenha um erro de gramática ou qualquer outra forma de comunicação errada.
Finalmente, trata-se de conhecer o seu cliente e ter certeza que ele pensa em você primeiro. Quando Barry Diller estava trabalhando na Paramount, ele ligava para 10 pessoas da sua agenda cada manhã só pra dizer “oi”. O que levou toda Hollywood a saber o nome do executivo que antes era desconhecido – porque ele tirou um tempo para chegar e se comunicar. Isso também levou a Paramount a fazer bilhões de dólares em um momento que as empresas estavam trabalhando em outro filme.
Você conhece seu público? Já chegou até eles? Eu não estou falando de “twittar pra eles”. Estou falando sobre na verdade alcançá-los. Perguntando como você pode melhorar ou perguntando pra aqueles que não tem estado por perto ultimamente, o que você pode fazer para recuperá-los. Isso não se trata de cupons de 10% descontos ou “concursos para o próximo seguidor.”
Você nunca daria a permissão interna para escrever um comunicado de imprensa corporativo para acompanhar o anúncio dos resultados, então por que diabos você está ouvindo uma pessoa que diz “vamos fazer essa coisa de mídia social, porque é legal”?
Mídia social não é “legal”. Fazer conversões, conseguir novos clientes É LEGAL. A mídia social é simplesmente outra alternativa de marketing e se não for bem gerenciada, pode resultar em uma catástrofe total.
Comentários