Você já ouviu de alguém que o seu trabalho é fácil? Ou simples? Essa é umas piores frases que alguém pode dizer. Mas respire fundo, isso acontece com todo mundo.

Para não entrar em conflito, o mais sábio é educar a pessoa, explicando porque o seu trabalho não é simples.

Quem trabalha com web sabe que existem muitos detalhes além do design visível do site. Linguagens de programação, processos, pesquisas, configurações, entre outros itens podem ser invisíveis aos olhos de quem recebe o produto final.

COMO VOCÊ PODE FAZER ISSO?

1) Qual o caminho que você percorre até o produto final?
Explique como é a metodologia do trabalho. Faça um passo-a-passo bem didático desde que um contrato é fechado até aprovação, desenvolvimento, testes.

2) Quanto tempo de estudo ou capacitação você tem como experiência para essa tarefa?
Outro ponto é o investimento em educação. Por volta de 4 anos de faculdade, 2 anos de MBA, meses de cursos de especialização.

Passar por isso não é fácil, além de conciliar os estudos com o trabalho, por vezes trabalha nos finais de semana, prepara projetos finais, vira a noite terminando uma tarefa e isso deve ser levado em conta.

3) Processos internos
Um trabalho pode não durar 30 dias úteis, mas ele terá essa validade no contrato. Isso porque existe o “tempo de segurança”, dias a mais para qualquer imprevisto.

Além disso, existe o tempo de coletar material, tempo de aprovação, tempo de testes, tempo de programação. E isso não é simples como se possa imaginar.

Se você não gosta de que os outros chamem o seu trabalho de fácil, também se policie para não chamar o trabalho dos outros dessa forma. De discriminado você passa a ser o opressor. E pode ser qualquer trabalho, desde domésticos, tecnológicos, intelectuais…