Todos sabem que o marketing digital se tornou uma das prioridades em investimendo em publicidade e propaganda. É uma forma prática, dinâmica e acessível para empresas de qualquer tamanho e tipo promover seus negócios e manter uma relação com seus clientes.

Um bom exemplo de marketing digital é o Google Adwords, um canal de publicidade para criar e gerenciar seu anúncio de publicidade, além do “Like Store” do Facebook, que além de divulgar, é possível vender os produtos diretamente na fan page.

Empresários e gestores, depois de tanto se informarem sobre essas aparentes facilidade, passaram a acreditar em “mitos” que dão poderes que não são reais ao marketing digital.

Veja abaixo três dos mitos mais comuns sobre o tema.

1. “É possível fazer marketing digital sem marketing”

Muitos empreendedores atualmente pensam que não é necessário ter um diferencial para se destacar dos concorrentes, mas sim possuir uma propaganda boa o suficiente para chamar a atenção, gerar tráfego e fazer de qualquer produto um sucesso. Uma boa publicidade pode até gerar visibilidade para a empresa ou produto por um certo tempo, mas não irá sustentar ao longo do tempo.

As variadas formas de publicidade do seu produto ou serviço só irá funcionar se fizer parte de um conjunto de marketing abrangendo pesquisa de mercado e público-alvo, análise de oportunidades, definição de uma estratégia de diferenciação, política de preços, canais de venda e monitoramento dos resultados por meio de indicadores. Quanto mais estruturado o marketing for, maior será o potencial da publicidade realizada gerar um retorno efetivo.

2. “Marketing digital é a solução milagrosa para meus problemas”

Se suas vendas não estão indo bem, não basta apenas contratar uma agência de marketing e esperar que os resultados positivos apareçam. O trabalho de um profissional de marketing, antes de mais nada, é compreender o motivo das vendas estarem baixas. É necessário saber quais são os pontos fortes dos concorrentes, os pontos fracos da sua empresa e o que o cliente em potencial está procurando, estabelecendo então uma estratégia e um plano de ação envolvendo tanto iniciativas onlines quanto off-line.

Ou seja, para alcançar um resultado positivo é necessário investir não só em publicidade como também em um reposicionamento da marca e de sua atuação no mercado.

3. “Fazer marketing digital custa uma mixaria ou sai até de graça”

Assim como o Google, existem diversos sites que oferecem recursos gratuitos que contribuem para a percepção de que o marketing digital é barato ou de graça. Na verdade, os sites colocam à disposição algumas ferramentas gratuitas que se forem utilizadas por um bom profissional, são capazes de gerar bons resultados. Nesse sentido, se comparado com a propaganda em jornais, revistas ou TV, o investimento no marketing digital é muito menos.

No caso dos pequenos empresários que conseguem divulgar seus negócios nas redes sociais de forma gratuita, por exemplo, na verdade investiram muito do seu tempo em aprender os recursos dos sites e em interagir com os clientes e consumidores.

A empresa deve avaliar o custo-benefício das ações de marketing digital comparado às alternativas, e não somente se irá custar pouco. Comparado com outras formas de publicidade e propaganda, o marketing digital pode ser mais simples, ágil e apresentar custo menor, mas os resultados sempre irão depender do trabalho dos profissionais, dos recursos investidos e de muitos testes e avaliações.