Ao iniciar uma loja virtual, é muito importante transmitir a sensação de confiança e competência aos clientes, para que eles se sintam mais à vontade para comprar os seus produtos online. Para passar uma imagem se segurança, é muito importante oferecer conteúdos de alta qualidade aos clientes, para que eles possam entender tudo que precisam sobre vendas virtuais e produtos dispostos para negociação.

Transparecer que o ambiente de negociação é bem protegido contra fraudes é fundamental, porém o comércio virtual precisa de muito mais do que fatores que garantam a privacidade do consumidor. A loja virtual precisa ser mais sociável, permitindo manter uma melhor relação com seus clientes.

E como no e-commerce esse contato não pode ser feito pessoalmente, a loja pode disponibilzar algumas ferramentas importantes que possibilitem uma melhor comunicação com os clientes.

1 – Adicionar um Chat à loja

É fundamental pensar no bem estar e satisfação quando se trata da importância dos clientes para uma loja virtual. Muitos deles preferem fazer contato com através de chat e não por telefone, principalmente quando se trata de uma loja que atende todo o país e que possui clientes internacionais.

2 – Disponibilizar número de telefone

É fundamental que a loja tenha uma linha telefônica onde os clientes podem fazer contato com algum atendente. A maioria das pessoas preferem um contato direto, onde possam falar e ser ouvidas. É extamente por esse motivo que o telefone se torna uma ferramenta indispensável e muito melhor aproveitada quando se trata de humanizar a loja.

3 – Tornar a loja mais pessoal usando vídeos

Uma ótima forma de ajudar os consumidores sobre o funcionamento da loja virtual é disponibilizar vídeos explicando cada passo da compra online, para que eles possam ver se tiverem alguma dúvida. Isso atrai mais os clientes pois mostra que a empresa tem a preocupação de facilitar o processo de negociação e aquisição de produtos.

4 – Enviar e-mails personalizados

O e-mail personalizado busca um relacionamento interpessoal com o consumidor, podendo ser redigido em ocasiões especiais para tirar dúvidas ou no aniversário do cliente, por exemplo.

5 – Fazer contato pós-venda

Uma forma muito eficaz de humanizar a loja virtual é testar a satisfação do cliente após a negociação e a entrega do produto. Esse contato deve ser feito através de e-mail, com o objetivo de mostrar ao cliente que a loja está sempre presente para atendê-lo com frequência.

Humanizar a sua loja online é uma forma de oferecer aos clientes uma maior abertura para o relacionamento com a empresa. Os consumidores atuais são muito mais exigentes e desejam ter um atendimento personalizado, por isso, é muito importante que a humanização seja um fator diferencial das lojas virtuais.