Muitas pessoas se perguntam porque o seu blog não aparece no Google. A resposta pra isso é a falta de estrutura de SEO – Search Engine Optimization. Se você utiliza uma plataforma como WordPress por exemplo, você pode fazer o seu blog aparecer mais em mecanismos como Google, Yahoo e Bing.

Esse trabalho é bem facilitado pelos diversos plugins oferecidos pela rede e podem ser facilmente incorporados ao seu blog. Porém, é necessário também um mínimo de estruturação do conteúdo para que seja possível conseguir bons resultador em termos de rankeamento.

Arquitetura do Blog

Antes de pensar em criar artigos, é necessário definir uma estrutura básica para o seu blog. Além de facilitar a navegação para os seus visitantes, essa etapa da criação poderá ser muito útil no que diz respeito a otimização. Assim como o texto âncora é um dos fatores mais importantes de otimização on-page, a definição de Categorias e Tags no blog também podem ajudar muito para o resultado final.

Plugin All In One SEO

Con esse plugin, que é o básico para qualquer blogueiro, podemos definir de maneira mais fácil as tags Title, Description, e Keywords. Depois de instalado, ele automaticamente cria os campos em cada post que é criado ou editado. Sem ele, a rotina para inserção dessas tags seria bem mais difícil.

Links Permanentes

É a função de URLs amigáveis para o blog. Com ele ativo no WordPress, você pode criar URLs inserindo palavras-chave no corpo do endereço, que irá facilitar o seu rankeamento, já que o endereço de uma página influencia bastante na hora de atribuir uma classificação para as suas páginas nos mecanismos de busca.

Layout para publicação de posts

A organização do blog também conta para atingir boas colocações nos buscadores. Primeiramente é necessário definir um padrão de publicação, essa parte da otimização fica bem mais fácil se mantivermos um layout básico para criarmos os posts.

Existem diversas outras maneiras para melhorar o rankeamento do seu blog nos mecanismos de busca, mas esses quatro itens já ajudam bastante para isso, e são um ponto de partida para um trabalho profissional de otimização para os buscadores.

O importante é criar toda uma estrutura para que você consiga um bom posicionamento nos buscadores, afinal, os seus artigos são para serem lidos, e não para ficarem largados na internet.