O Google revolucionou a cultura de pesquisar produtos e serviços. Basta um click e voilá! Você consegue achar quase tudo que precisa.

Neste novo mercado competitivo, ter um site ou e-commerce é uma necessidade urgente. O e-commerce é um canal dinâmico, versátil e personalizado. Tudo pode acontecer muito rapidamente, ao contrário do mundo físico, que é atravancado por causa da falta de tempo, recurso e da burocracia. É possível, por exemplo, inserir componentes de novas tendências que estão em destaque pela mídia em geral rapidamente.

No mundo virtual é muito mais fácil se tornar um referencial para toda uma comunidade. A loja pode ser especialista em fornecer produtos/serviços para um nicho específico, pois a cada nova demanda ela já estará apta para atender todos os possíveis consumidores. Assim, o boca-a-boca funciona como ferramenta de divulgação.

Em um comércio físico, os consumidores têm limitação de horário, locomoção, entre outros fatores que podem impedí-los de comprar quando precisarem. Mas em se tratando de uma loja virtual, ela estará sempre à disposição do cliente para quando ele precisar. Portanto atrai mais os clientes que não tem tempo de visitar uma loja física ou que não possam comprar pessoalmente o produto.

Outro fator positivo para ingressar no comércio eletrônico é a redução do custo operacional. Se analisarmos dois faturamentos exatamente iguais gerados por uma loja virtual e uma loja física, as despesas serão bem mais reduzidas, porque na unidade eletrônica nem sempre é necessário uma equipe de vendedores, estrutura física, e diversas outras coisas. Claro que cada caso é um caso.

Porém, empresários começam a operar em lojas virtuais sem ao menos conhecer a fundo como funciona toda logística e principalmente, sabendo quais são os objetivos e metas dessa nova “sede”. O atendimento, entrega do produto, segurança do site por causa do pagamento online são itens essenciais para conquista dos clientes.

Assim, os empreendedores tem grande espaço para tornar sua empresa um empreendimento competitivo na rede, aumentando seu alcance de regional para global.