As chamadas camapanhas boca-a-boca podem ser uma ferramente valiosa na estratégia de marketing do seu negócio. Elas costumam gerar referências de qualidade, porque clientes confiam mais em recomendações de fontes mais confiáveis do que em anúncios publicitários. Além disso, os custos associados com o funcionamento de uma campanha boca-a-boca bem sucedida geralmente são bem menores do que uma campanha de publicidade tradicional.

Mas o que você economizar em dinheiro, terá de substituir com tempo e esforço. Pensando em entregar o produto ou serviço da mais alta qualidade possível, você precisa planejar e executar uma agenda de eventos nas redes sociais que irão colocá-lo na frente das pessoas e começar a construir a sua credibilidade.

Abaixo, uma lista de 10 materiais de reforço da credibilidade que você deve ter à sua disposição, a fim de aproveitar ao máximo cada oportunidade nas redes sociais e, finalmente, construir uma bem sucedida campanha boca-a-boca. Nem todo item deve ser usado no primeiro contato com um cliente em potencial ou alguém que pode indicar clientes para você.

As etapas antes das redes sociais:

1. Um folheto / website de divulgação

Tenha sempre um breve panorama do seu negócio pronto em todos os momentos no caso de você encontrar alguém que queira passar sua informação para um cliente em potencial que ele conheça. Você pode ter uma cópia impressa ou uma cópia eletrônica para e-mail, além de um website com seus serviços ou produtos.

2. Fichas de perguntas e respostas.

Uma das formas mais rápidas para aprender sobre o negócio de uma pessoa, e para para saberem mais sobre o seu, é fazer uma reunião inicial mais organizada possível. Uma ficha com as perguntas que cada um pode perguntar uns aos outros pode garantir que você encontre a informação desejada de uma maneira prática, o que levaria a uma consulta rápida.

3. Depoimentos de clientes satisfeitos.

Essa pode ser uma das formas mais eficazes de mostrar a qualidade dos produtos ou serviços que você fornece. Você pode manter cópias impressas em um fichário ou publicá-las no seu site. Se você tiver um perfil no LinkedIn, peça aos clientes em sua rede para “recomendar” você.

4. Fotos de si mesmo, das instalações de seu escritório, produtos e prêmios.

Ter um foto de si mesmo é importante para as oportunidades promocionais e para seus perfis de mídia social. Fotos de seu escritório ou funcionamento do empreendimento e produtos ajudam a legitimar o seu negócio e ganhar credibilidade. Também considere ter fotos de prêmios e certificados que você e sua equipe ganharam.

5. Itens que explicam o seu negócio.

Isso pode incluir: seu relatório anual, declaração de missão ou uma história escrita da sua empresa. Você também pode usar informações de artigos publicados, resultados de pesquisas criados e elaborados por você ou por outros em seu setor, anotações da apresentação ou slides, os seus anúncios, ou apresentações multimídia.

Para as fases depois das redes sociais:

6. Novos anúncios de produtos ou serviços.

Nas redes sociais, certifique-se de que as pessoas que possam te contratar ou indicar para outros sejam imediatamente informados quando você estiver oferecendo novos produtos ou serviços, ou se você estiver expandido suas operações. A melhor maneira de fazer isso é através de comunicados de imprensa e anúncios. Além de enviar para canais de notícias, você pode entregá-los em reuniões ou publicá-los online. Também considere ter folhetos, dados e catálogos de seus produtos e serviços atuais.

7. Uma lista de seus membros associados e filiações.

Isso pode ser útil quando se conhece alguém pela primeira vez, para ver se vocês possuem conhecidos em comum ou colegas de trabalho. Pode também conduzir a uma introdução a alguém em uma de suas organizações que você estava esperando.

8. Artigos que você tenha publicado ou em que está mencionado.

Escrever artigos, ou ser mencionado neles, é uma ótima maneira a se tornar conhecido como um especialista em seu campo. Muitas vezes as pessoas preferem fazer negócios com os especialistas.

9. Relatórios de notícias sobre as tendências que afetam o seu mercado alvo.

Se manter atualizado com questões e notícias importantes para o seu público-alvo, pode lhe permitir ter conversas e criar um diálogo com os clientes. Então, o ideal é que você possa ser capaz de discutir sobre coisas relacionadas aos seus produtos ou serviços e transformar as pessoas em clientes.

Fonte: Entrepreneur