Em apenas um ano, mais de 10 milhões de pessoas já compraram cupons em sites de compras coletivas. São mais de 1.500 web sites em atividade e milhares de novas ofertas por dia. Pelo que parece, o grande sucesso que as compras coletivas estão fazendo não é uma coisa passageira. É um modelo de negócio que veio para ficar e resolver a falta de espaço nas prateleiras da sua loja virtual, promovendo a imensa quantidade de itens semi-novos que você possui em seu catálogo de produtos.
Sites de compras coletivas, parecem ser a primeira vista, excelentes ferramentas de marketing para comunicar grandes ofertas e promoções. Mas se você analisar melhor, perceberá que na verdade, o objetivo é oferecer um espaço matador para o comércio expor bons produtos ou serviços que não tiveram tempo suficiente de exposição na prateleira.
Todo site de comércio eletrônico, deveria analisar o negócio de compras coletivas e considerar seriamente a inclusão de algumas das suas funcionalidades na sua loja virtual. Veja aqui algumas idéias de como aproveitar isso.
1. Crie seu próprio clube de compras coletivas
Ao invés de entrar em uma fila de espera para poder promover a sua oferta em um grande clube de compras, não seria melhor se você criasse o seu próprio clube de compras integrado à sua loja virtual? Assim, você poderia promover ofertas diariamente, integrar facilmente os cupons com a sua loja virtual e definir a interface do clube com a sua própria identidade.
2. Pré-Venda 2.0
Quando você coloca um produto para pré-venda no seu e-commerce, muitos clientes se inscrevem para comprá-lo. Porém, somente 70% desses clientes realmente confirmam suas compras quando o produto fica disponível para venda. O mecanismo das ofertas do clube de compras coletivas é um tipo de pré-venda 2.0, onde o lojista pode utilizar seu clube de compras para promover produtos que ele mesmo não sabe ao certo qual é o tamanho da sua demanda. O lojista consegue ter 100% de acuracidade nas vendas para fazer o seu planejamento de compras, uma vez que as ofertas dos produtos só são validadas quando um número mínimo de vendas é atingido.
3. Oferta de combos de produtos da loja com serviços de terceiros
Muitas vezes uma grande idéia de combo de produtos não dá certo, porque a loja não tem interesse em comercializar um determinado serviço de terceiros que tem uma boa convergência com um determinado produto vendido pela loja. O clube de compras pode te ajudar nisso, pois pode funcionar como uma excelente ferramenta de experimentação de novos produtos, serviços, fornecedores e ofertas.
4. Negociações exclusivas com fornecedores
Os seus fornecedores podem estar com o estoque cheio de produtos sensacionais parados por falta de espaço na prateleira. Utilizando o clube de compras, você pode criar juntamente com eles, ofertas matadoras de produtos que ainda não tem em estoque e vendê-los no formato de cupons antes mesmo de recebê-los.
5. Você decide quem leva cupom para casa
Com o seu próprio clube de compras coletivas, você poderia inverter o processo de emissão e distribuição de cupons, distribuindo somente para quem você quiser. Por exemplo, você poderia distribuir cupons somente para clientes que visitam uma determinada página de produto na sua loja virtual ou curtem a página da sua empresa no Facebook, etc. As possibilidades são diversas.
6. Chame atenção com descontos e promoções
Algumas das tendências, como sites de compras coletivas e mecanismos de comparação, somadas, estão levando o cliente a trocar a fidelidade por marcas famosas pela fidelidade por preços. Atualmente, os consumidores estão procurando por cupons, ofertas, incentivos e frete grátis. Todos os dias o número de clientes comprando em diferentes marcas e em diferentes lojas aumenta. Apesar desses diferenciais sempre terem estado presentes no comércio eletrônico, percebe-se que atualmente mais de 50% dos clientes realmente valorizam essas iniciativas.
7. O comércio eletrônico se tornou viral
O comércio eletrônico finalmente se tornou um evento viral depois das compras coletivas. Os clientes, depois de efetuarem uma compra no clube de compras, ajudam a divulgar a oferta para que eles mesmos possam desfrutar o mais rápido possível do desconto e produto desejado. Segundo estudos, o Brasil é o país com a maior taxa de recomendação de ofertas de uma pessoa para outra.
8. Do Online para o Offline
Clubes de compras são ferramentas perfeitas para te ajudar a levar os clientes virtuais para a sua loja física, e sofisticar mais ainda a sua integração multicanal. O objetivo final, é claro, é utilizar o seu clube de compras para aumentas as vendas do seu comércio eletrônico. Porém, porque não ajudar as próprias lojas físicas e reforçar a fidelização dos clientes?
Se bem utilizado, o modelo de clube de compras pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para a sua loja virtual se transformar em uma atividade ainda mais viral, social, exclusiva e interativa.
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