O YouTube é uma excelente maneira de divulgar seus produtos, mas é surpreendente como muitos vídeos envolvem os mesmos erros fundamentais. Até mesmo os vídeos de estabelecimentos de mídia supostamente profissionais podem envolver um nível deprimente de amadorismo.
As soluções para tais pecados são extremamente simples e basta tirar alguns minutos para aprender e aperfeiçoar.
E se você vai fazer algo, é melhor fazer direito… certo?
Aqui estão os seis principais pecados freqüentemente encontrados nos vídeos do YouTube:
1. Não enrole no vídeo
Ficar usando expressões para dar mais tempo aos videos é um erro muito comum. Isso pode se tornar muito irritante pra quem está assistindo.
A solução possui dois passos. Primeiro, faça uma lista de todos os pontos que você deseja abordar durante o vídeo e coloque bem abaixo da câmera. Segundo, ensaie algumas vezes antes de gravar – passe as suas falas antes de apertar o botão de gravar.
É assim que os profissionais fazem. Claro, se você quiser preparar um roteiro completo e gravar as palavras é ainda melhor, mas não se culpe se no meio da gravação você sentir que está se desviando das falas – ninguém mais irá saber.
2. Segure a câmera firmemente
Muitas pessoas não conseguem segurar a câmera direito e o vídeo acaba ficando trêmulo demais. Pior ainda é quando o autofoco da câmera falha e a imagem fica toda borrada, ficando impossível para os usuários assistirem.
Arranje um tripé e coloque sua câmera nele. Todas as câmeras modernas acompanham um pequeno tripé embaixo – o pequeno buraco redondo perto do compartimento de bateria.
Em segundo lugar, antes de apertar o botão para gravar, ative o foco automático se a sua câmera tiver um (verifique o manual se não tiver certeza). Isso irá melhorar a qualidade do seu vídeo.
Em terceiro lugar, nunca utilize o zoom da câmera durante a filmagem. Se você precisa detalhar algo, aproxime a câmera e depois ajuste na edição do vídeo.
3. Olhe dentro dos olhos
Se o seu vídeo envolve um abordagem direta com a câmera, olhe para a lente o tempo todo. Não olhe para outros lugares, porque senão não irá passar confiança e interesse.
Existem vários truques que você pode utilizar para facilitar ao encarar a lente. A principal delas é manter a cabeça em movimento, assim como você faria em uma conversa com outra pessoa. Ninguém disse que você deve olhar fixamente para a câmera o tempo inteiro. Você pode virar um pouco para olhar pros lados, pode levantar a cabeça enquanto sorri e assim por diante. Esses movimentos irão deixar o vídeos mais natural e atrativo.
4. Não fale baixo ou alto demais
Se assegure que o nível da sua voz esteja adequada durante a filmagem. A maioria dos editores de vídeos oferecem uma ferramente utilizada para normalizar o volume.
Isso pode parecer óbvio, mas em muitos vídeos é necessário ajustar os alto-falantes do computador para acompanhar o que estava sendo dito. Se assegure que qualquer música de abertura ou encerramento esteja de acordo com o volume da voz também. Como regra geral, a música deve ser um pouco mais baixa que o discurso.
5. Faça uma edição bem feita
Evite fazer tudo em uma única e longa tomada. Na edição você pode pegar diferentes partes de cada tomada, o que irá permitir um produto final mais profissional.
Se você insistir em fazer somente um tomada, pode então mais tarde na edição cortar alguma parte que tenha ficado chata ou desinteressante.
6. Corrija a luz
Uma má iluminação durante a gravação do vídeo é talvez o pior pecado de todos.
Uma solução simples, é mover a câmera para frente de uma janela e gravar durante a luz do dia. Porém tenha cuidado se filmar em um dia nublado, quando os níveis de luz podem diminuir ou aumentar conforme o sol desaparece.
Se você usa uma luz artificial, aprenda sobre os princípios fundamentais do sistema de iluminação. Isso envolve uma maior fonte de luz, em conjunto com mais uma ou duas fontes para preencher as sombras. Essas fontes podem ser coisas simples como luminárias de mesa. Nunca confie em uma única fonte de luz artificial para o seu vídeo, a menos que seja extremamente luminosa.
Fonte: Entrepeneur

Comentários